Dúvidas

Garantias/trocas/devoluções

Garantia:

A garantia dos produtos (sidecars) é de 3 (três) meses (garantia legal) mais 3 (três) meses de garantia contratual, totalizando 6(seis) meses.

A garantia não cobre, defeito que tenha sido ocasionado por:

- Montagem em desacordo com o manual de instalação;
- Consertos por terceiros sem o devido conhecimento e autorização da Saidbrasil;
- Mau uso;
- Quebras, quedas ou acidentes.

Condições Gerais:

Todas as ocorrências que envolvam troca ou devolução de compras realizadas pelo WhatsApp ou telefone devem ser feitas no prazo de até 7 (sete) dias corridos, a contar do dia seguinte da data do recebimento do produto.

Para compras realizadas na sede da Saidbrasil ou mesmo compras realizadas pelo WhatsApp ou telefone, cujo produto foi retirado pelo cliente na sede da Saidbrasil, não se aplica o prazo de 7 (sete) dias corridos para devolução por arrependimento.

Toda ocorrência que envolva troca ou devolução, deverá ser comunicada à Saidbrasil através do e-mail vendas@saidbrasil.com.br ou pelo WhatsApp 47-98893-6555. Produtos devolvidos sem essa comunicação, fora do prazo ou com ausência de itens/acessórios que o acompanhem, poderão ser reenviados ao cliente, sem consulta prévia, com custo de frete à cobrar para o cliente.

O produto deverá ser encaminhado na embalagem original ou em uma embalagem que seja segura semelhante a embalagem original, com todos os manuais, acessórios e acompanhado da cópia da Danfe (nota fiscal) original e da declaração do motivo da troca ou devolução (para pessoa física) e da Danfe (nota fiscal) original e a nota fiscal de devolução (para pessoa jurídica).

Todos os produtos encaminhados à Saidbrasil por motivo de defeito passarão por uma prévia análise técnica para verificação da existência de defeito de fabricação.

A Saidbrasil tem até 30 (trinta) dias corridos, contados a partir da data do recebimento do produto em sua sede em Joinville/SC, para verificar se a solicitação preenche os requisitos da Política de Trocas e Devoluções. Se caso afirmativo, o cliente poderá solicitar:

- O reembolso do valor pago:
- -Pelo produto;
- - Pelo valor do frete de entrega (se o cliente pagou);
- - - Se o cliente retirou o produto na Saidbrasil o valor à ser ressarcido será calculado com base no valor do frete que seria pago para entregar o produto no endereço que constar na nota fiscal.
- - Pela instalação e desinstalação do sidecar na motocicleta;
- A utilização do crédito em uma compra futura;
- A troca por outro produto; arcando com a diferença de preço existente.
- - Se for a maior, deverá ser pago pelo cliente.
- - Se for a menor, os valores serão reembolsados ao cliente.

Não sendo o problema resolvido pela Saidbrasil, com o despacho do produto em até no prazo máximo de 30 (trinta) dias o cliente tem as mesmas opções descritas acima.

Desistência / Arrependimento:

Para devolver um produto por desistência ou arrependimento, as seguintes condições deverão ser observadas:

- O prazo para desistir ou trocar sua compra é de até 7 (sete) dias corridos, a contar do dia seguinte da data do recebimento do produto, conforme o Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC - Lei 8.078 de 11/Set/1990) para solicitar a troca ou devolução e reembolso do produto tudo sem qualquer custo ao cliente.
- O produto deverá estar na embalagem original, sem indícios de uso, com manual de instalação e com todos os acessórios que possui, acompanhado da cópia da Danfe (nota fiscal) original e a declaração do motivo da troca ou devolução (para pessoa física) e da Danfe (nota fiscal) original mais a nota fiscal de devolução (para pessoa jurídica).

Se a opção for realizar a troca do produto por outro, deve-se verificar se o preço das mercadorias é equivalente. Se ocorrer diferença entre os preços, os valores a maior deverão ser pagos pelo consumidor para que a troca ocorra. De outro modo, se a menor, os valores serão reembolsados ao cliente.

Devolução por coleta no local da entrega:

A Saidbrasil providencia a coleta do(s) produto(s) no mesmo endereço onde foi realizada a entrega.

As coletas são feitas por transportadoras terceirizadas em horário comercial, de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 18h.

É fundamental seguir as instruções a seguir:

- Acondicione o produto em sua embalagem original ou similar;
- Devolva todos os itens/acessórios que acompanham o produto;
- Junte a cópia da Danfe (nota fiscal) original e a declaração do motivo da troca ou devolução (para pessoa física) e da Danfe (nota fiscal) original e a nota fiscal de devolução (para pessoa jurídica).

Devolução pelos Correios:

Se o produto, foi enviado pelo Correios, a devolução pode ser feita por postagem.

Nosso Dpto de Vendas enviará, por e-mail, o código de postagem que deve ser apresentado nas agências dos Correios. Esse processo é gratuito.

Para postar o produto siga as instruções:

- Acondicione o produto em sua embalagem original ou similar;
- Devolva todos os itens/acessórios que acompanham o produto;
- Junte a Danfe (nota fiscal) recebida no ato da entrega.

Defeito:

Para devolver um produto por defeito, as seguintes condições deverão ser observadas:

- A solicitação de troca deverá ser comunicada ao setor de atendimento ao cliente em até 7 (sete) dias corridos, a contar do dia seguinte da data do recebimento.
- Todos os produtos passarão por uma prévia análise técnica para verificação da existência de defeito de fabricação. Caso seja constatado que não há defeito no produto, ou descumprimento de alguma das condições descritas nos tópicos anteriores, a Saidbrasil providenciará o envio do mesmo produto ao endereço do cliente, sendo o frete da devolução e do envio de responsabilidade do cliente.

Se o produto apresentar defeito após 7 (sete) dias, a contar do dia seguinte da data do recebimento do produto, mas dentro do prazo de garantia, o cliente deverá comunicar a Saidbrasil através do e-mail vendas@saidbrasil.com.br ou pelo WhatsApp 47-98893-6555.

A Saidbrasil isenta-se da obrigação de trocar, consertar ou ressarcir qualquer despesa relativo ao produto cujo defeito tenha sido ocasionado por:

- Montagem em desacordo com o manual de instalação;
- Consertos por terceiros sem o devido conhecimento e autorização da Saidbrasil;
- Mau uso;
- Quebras, quedas ou acidentes.

Isenta-se também da obrigação de atender às solicitações de troca ou devolução de qualquer produto devolvido sem comunicação ao atendimento ao cliente, fora do prazo ou com ausência de itens/acessórios que o acompanham.

Restituição do valor pago:

O valor do produto será devolvido de acordo com a forma de pagamento utilizada na compra.

Em caso de pagamento com cartão de crédito, a administradora do cartão será notificada e o estorno ocorrerá na fatura seguinte ou na posterior, de uma só vez, qualquer que seja o número de parcelas utilizado na compra. O prazo de ressarcimento depende da administradora do cartão.

No caso de compras pagas com boleto bancário, depósito bancário ou PIX, a restituição será efetuada por meio de depósito bancário, em até 5 (cinco) dias úteis, somente na conta corrente do(a) comprador(a) ou empresa compradora que realizou o pagamento.

A restituição dos valores será processada somente após o recebimento e análise do(s) produto(s) na Saidbrasil em Joinville/SC.

Divergências no ato da entrega de um produto:

Caso o cliente perceba divergência no ato da entrega, como:

- Embalagem aberta ou avariada;
- Produto avariado;
- Produto em desacordo com o pedido ou
- Falta de acessórios.

Antes de receber deverá entrar em contato com a Saidbrasil.

Se não conseguir contato com a Saidbrasil, há duas opções:

- Não receber o produto;
- Receber, mas registrar todos os problemas com fotos e anotar no comprovante que a transportadora lhe entregar para dar ciência do recebimento do produto. Sem estas anotações/procedimentos a Saidbrasil isenta-se em reembolsar qualquer prejuízo decorrente da divergência/avaria do produto.

Em caso de recusa no recebimento sem motivo de avaria de mercadoria ou da embalagem, a(s) entrega(s) posterio(res) terá(ão) custos extras por conta do cliente.

Em caso de mudança de endereço de entrega sem prévia comunicação à Saidbrasil, a reentrega será por conta do cliente.

É indispensável que no endereço indicado no pedido, tenha uma pessoa para receber a mercadoria e assinar o comprovante de entrega.

Caso a transportadora realize a tentativa de fazer a entrega e não tiver ninguém para receber, ela pode cobrar uma taxa de reentrega que será por conta do cliente.

Venda

- No Brasil todas as compras de Sidecar, podem ser efetuadas diretamente com o Departamento Comercial da Saidbrasil, através de telefone, email ou whatsapp.
- Para efetuar consultas de preços e condições de vendas, sempre informar o modelo do Sidecar com seu nome completo, de acordo com os modelos apresentados no site, assim como, informar em qual motocicleta será adaptado o Sidecar.
- Os preços dos Sidecars não são iguais, eles variam de acordo com os modelos produzidos.
- A Saidbrasil não efetua a venda da motocicleta, somente do Sidecar.
- A Saidbrasil produz e vende Sidecars para serem adaptadas em motocicletas de 125 a 250, nacionais e importadas, de diversas marcas e modelos.
- A Saidbrasil não fabrica e nem vende Sidecars para motocicletas do tipo "trail".
- A Saidbrasil vende para todo o Brasil e a entrega é efetuada por diversas transportadoras, com preços de frete previamente definidos, o que não impede do cliente efetuar a cotação com uma transportadora de sua preferência e solicitar a coleta através dela.
- O Sidecar também pode ser retirado na Saidbrasil, com agendamento prévio e informações de quem irá efetuar a retirada.
- Com prévio agendamento, o cliente tem a opção de trazer a motocicleta para a Saidbrasil e solicitar a adaptação do Sidecar gratuitamente.

Instalação

- O Sidecar não pode ser adaptado em qualquer motocicleta, pois, algumas marcas/modelos não oferecem os pontos de acoplamento necessários para fazer a fixação do Sidecar na motocicleta.
- A adaptação do Sidecar na motocicleta pode ser feita pelo próprio cliente, pelo mecânico de sua confiança ou por qualquer oficina de motocicletas, autorizada ou independente.
- O Sidecar vem acompanhado de um "kit de adaptação", para ser instalado na motocicleta, para posteriormente ser feita a adaptação do Sidecar na motocicleta.
- O Sidecar também, vem acompanhado de um chicote de fios, para ser instalado na moto, para posteriormente efetuar a conexão com o chicote de fios que vem instalado no Sidecar, através de um plug de conexão.
- O quadro e o kit de adaptação do Sidecar, não são universais, pois, as motocicletas possuem chassis distintos.
- O Sidecar produzido para uma motocicleta de determinada marca/modelo/tipo/CC/ano, nem sempre serve para ser adaptado em outra motocicleta de determinada marca/modelo/tipo/CC/ano.

Legislação

- Pelas normas do Inmetro e do Contran o Sidecar só pode ser adaptado a motocicletas a partir de 125CC.
- No Brasil o Sidecar não pode ser adaptado em motocicletas do tipo Scooter, independente de cilindrada ou de fabricante.
- Nunca houve proibição ou restrição de uso do Sidecar, em nenhum tipo de rua, estrada, rodovia/BRs, sejam estas municipais, estaduais ou federais, com ou sem pedágio.
- O pagamento de pedágio por motocicleta com Sidecar adaptado fica a critério da Concessionária da rodovia.
- A motocicleta com Sidecar pode transitar em todo e qualquer lugar que uma motocicleta sem Sidecar possa transitar, respeitados os devidos espaços laterais que se fazem necessários.
-O transporte de crianças em Sidecar só pode ser efetuado com crianças a partir de 10 (dez) anos e que tenham condições de cuidar da sua própria segurança, usando capacete e cinto de segurança. A não observância destes requisitos é considerado infração gravíssima conforme Código Nacional deTrânsito, em seu Artigo 244, Itens II e V.
- É vedado o uso simultâneo de Sidecar e semireboque na motocicleta, conforme Resolução 356/2010.
- A nota fiscal do Sidecar deve estar no mesmo nome em está a documentação da motocicleta, indiferente se a motocicleta esteja em nome de pessoa física ou jurídica.
- Até 30 de Abril de 2008, o Sidecar era documentado independente da motocicleta, ou seja, possuía documento próprio, placa própria, (diferente da motocicleta) e o motociclista tinha que estar portando 02 documentos.
- A partir de 01/05/2008 o Sidecar deixou de ser considerado um veículo individual e passou a ser considerado uma "carroceria" para motocicleta.
- Com a alteração do Sidecar de veículo para carroceria o Sidecar deixou de ter chassi e passou a ter um "quadro", assim como, deixou de ter número de chassi e passou a ter um NIEV (Número de Identificação de Equipamento Veicular).
- O Sidecar não possui chassi, portanto não possui pré-cadastro na BIN – Base de Índice Nacional do DENATRAN.
- O Sidecar possui NIEV (Número de Identificação de Equipamento Veicular) - código 119 (carroceria) e tem cadastro na ANFIR-DENATRAN.
- Estão em vigor desde 29/09/2008, as Resoluções 291/2008 e 292/2008, do Denatran que substituíram e revogaram as Resoluções 261/2007 e 262/2007, que estavam em vigor desde 01/05/08 e que alteraram a forma de documentar o SIDECAR.

- Para o emplacamento do Sidecar há duas possibilidades:

• 1ª – Motocicleta já emplacada, deve seguir as normas da Resolução 292/2008 do Denatran.
Para motocicletas já emplacadas o cliente deverá efetuar um requerimento ao Detran local, apresentando a nota fiscal do Sidecar e o CAT (Certificado de Adequação a Legislação do Trânsito), que são fornecidos pela Saidbrasil. As orientações sobre o requerimento, a nota fiscal e o CAT são enviados junto com o Sidecar.

• 2ª – Motocicleta que ainda não foi emplacada, deve seguir as normas da Resolução 291/2008 do Denatran.
- Para motocicletas que ainda não foram emplacadas o cliente deve informar para a Saidbrasil o nº do chassi da motocicleta, para que a Saidbrasil possa efetuar a inclusão do Sidecar junto ao chassi. Para providenciar a documentação da motocicleta com o Sidecar o cliente deverá levar a nota fiscal da motocicleta, a nota fiscal do Sidecar e o CAT ao Detran local.
Para que este processo dê certo, não pode ter sido dado entrada na documentação ou feito o REVANE.

- O Sidecar terá uma placa idêntica ao da motocicleta em que será adaptado.

Transporte de Gás e Água Mineral

- O transporte e entrega de gás de cozinha (P13) e de galões de água mineral com motocicletas está autorizado somente com o Sidecar adaptado.

- A Lei 12.209 de 29/07/2009, que regulamenta os serviços de mototáxi e motoboy, em seu Artigo 139-A, Item IV, § 2º, diz que:
"É proibido o transporte de combustíveis, produtos inflamáveis ou tóxicos e de galões nos veículos de que trata este artigo, com exceção do gás de cozinha e de galões contendo água mineral, desde que com o auxílio de sidecar, nos termos de regulamentação do Contran."

- A Resolução 356 de 02/08/2010, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que fixa os requisitos mínimos de segurança dos serviços de mototáxi e motoboy, em seu Artigo 12º, diz que:
"É proibido o transporte de combustíveis inflamáveis ou tóxicos, e de galões, nos veículos de que a Lei 12.2009 de 29 de julho de 2009, com exceção de botijões de gás com capacidade máxima de 13 kg e de galões contendo água mineral, com capacidade máxima 20 litros, desde que com auxílio de sidecar."

Informações técnicas do Sidecar

- Vem com instalação de faróis, piscas e luz de freio/placa.
- Não possui freio independente.
- Tem, roda de liga leve aro 14, com cubo reforçado, injetado exclusivamente para a Saidbrasil.
- Utiliza pneus 80/100-14 e câmaras 300-14, iguais aos utilizados nas rodas da motocicleta Honda Biz.
- A calibragem do pneu é de 30 libras com o sidecar vazio ou com pouco peso e de 35 libras com o sidecar carregado.
- Possui suspensão lateral com a utilização de 02 amortecedores da Motocicleta Honda 125/150CC.